| ||
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Enoteca de Cascais
Bica do Sapato
Situado num dos antigos armazéns junto a Santa Apolónia, dispõe de um espaço amplo, soberbamente decorado, com vistas largas para o rio e uma esplanada de sonho. A decoração é moderna e original, com grandes painéis a cobrir as paredes de alto a baixo, e mobiliário de design que junta, por exemplo, várias cadeiras diferentes à volta da mesma mesa.
A Bica do Sapato compreende diferentes espaços e tipos de cozinha variados. Entra-se pelo bar, onde se podem fazer pequenas refeições mais em conta. Depois, estende-se a enorme sala do piso térreo onde predomina a cozinha mediterrânica, criativa e variada. E no andar de cima funciona ainda um sushi-bar com comida exclusivamente japonesa.
Um serviço altamente profissional e competente completa a oferta deste restaurante que é um autêntico cartão de visita da capital.
Pousada da Juventude
A Pousada de Juventude do Parque das Nações foi construída em 1998 para receber jovens de todo o globo, que convergiram para Lisboa com o objectivo de visitar a Expo 98. Não podia estar melhor situada. Daqui, vai a pé para o Pavilhão Atlântico, para o Oceanário de Lisboa, para a zona de bares e restaurantes ou para a estação de Metro do Oriente.
Espaços verdes não faltam, bem como boas extensões para andar de bicicleta ou simplesmente a pé.
Fique ainda a conhecer o Castelo, a zona de Alfama, o Terreiro do Paço...
Combine com um grupo de amigos e passe a capital a pente fino.
Serviços
- Instalações adaptadas para pessoas de mobilidade condicionada
- Esplanada
- Cozinha Alberguista
- Lavandaria Alberguista
- Sala de Convívio
Restaurante Helena
Situado na zona histórica de Idanha-a-Nova, nas antigas instalações da Fábrica de Refrigerantes Raiana dos anos 50 surge um espaço cuidado, onde o conforto e o bem-estar não foram postos de lado.
Com ingredientes seleccionados, de preferência regionais, a cozinha intensifica o conceito de cultura gastronómica, mas também as pizzas e pastas têm um lugar de destaque. Comece por ler um livro de cozinha e deslumbre-se com o canto de leitura, aliando assim os conhecimentos teóricos e prático.
Para continuar o repasto, impõe-se uma Tiborna de Bacalhau (com os melhores azeites da Beira Baixa), o Arroz de Galinha de Cabidela ou o Ensopado de Borreguinho Raiano e escolha a guarnição que mais se adapta à sua vontade. Remate por fim com uma Espetada de Fruta com Leite-creme Queimado ao Momento ou mesmo uma Tarte Tépida de Chocolate com Framboesas. Dê abertura a novidades porque vamos de certo surpreendê-lo!
Hotel Vacamce
FORA DE MÃO
História
O nome Fora D'Mão apareceu com uma explicação muito lógica por trás, sendo um bar que se situa numa via secundária, significa que está fora de mão. É um bar com seis anos e já com uma longa história. Pelo simples facto de se situar perto de um parque de campismo, teve como nome original de Lar Campista, mais tarde com a evolução dos tempos e devido à exigência dos clientes, chegou ao que é hoje o Fora D' Mão
Decoração
Como Lar Campista era um bar extremamente rústico, com a mudança de nome usaram o modernismo a nível geral e hoje pode-se encontrar um espaço reconfortante e acolhedor para todos os aventureiros do espaço Cyber.
Noites memoráveis
Passagem d'Ano; Carnaval; S. João.
Lotação Máxima
600 pessoas.
Consumo Mínimo
Consumo obrigatório
Dias em que se encontra aberto
Todos os dias à noite, excepto feriados e fins-de-semana, pois está aberto todo o dia.
Localização
Rua de Salgueiros n.º158
Praia de Salgueiros
4400 V.N.Gaia.
Tipos de Música
Variada tal como: "Rock", "pop Rock", "Dance Music", "Acid Jazz", entre outros.
DJ's residentes
Este bar funciona permanentemente com DJ's convidados. Hoje encontramos o DJ Vidal e a sua opinião sobre o bar é: "É um bar que se distingue dos outros"
Festas
Festas das bebidas; Festa da Cerveja; Desfile de Moda; "Happy Hours".
Sistema de Segurança e Prevenção
Neste bar além do porteiro, os próprios clientes fazem a sua própria segurança, ou seja, aqui a liberdade é total. Há que saber estar no local, a partir daqui é só diversão.
Tipo de divulgação
Rádio local, cartazes, convites e também nos magazines nocturnos.
Tipo de pessoas que frequentam o bar
Jovens.
Outros
Nada a acrescentar.
Proprietário
Joaquim António Vieira Teixeira.
Restaurante Fiado
O nome "Fiado" não está relacionado com o comer agora e pagar depois, mas com uma homenagem à tradicional actividade de tecelagem praticada na região. Um espaço agradável, contemporâneo, com receitas deliciosas com mais de 200 anos. Os pilares desta cozinha são Os Maranhos à moda de Janeiro de Cima, o Cabrito no Forno a Lenha, o Bacalhau com Broa e a Chanfana na Lenha. De dois em dois meses realizam-se noites de Fado. BEM VINDOS AO RESTAURANTE FIADO.
Proprietario: Leonel Barata
Mingos
O espaço, com capacidade para 100 pessoas, traz como característica o requinte e a sofisticação. A música é que da o tom ao ambiente, que possui na sua decoração traços nascidos de uma forte referência ao jazz, como pode ser visto nos seis paineis com fotos em preto e branco de nomes como Charles Mingus, Chet Baker, Astor Piazzolla e Tom Jobim, entre outros. Em meio aos tons de creme, marrom e preto, além de pequenos detalhes em vermelho vistos num tapete e luminária, logo na entrada, peças antigas como saxofones, uma guitarra e até uma caixa de som imprimem o gosto pela sonoridade em todos os detalhes.
O menu é um quesito à parte. Com assinatura dos chefs Roberto Manuel e Luis Rogério Costa, o cardápio conta com preciosidades como uma coxa de pato confit com purê de mandioquinha e agridoce e um Carré de cordeiro com purê de feijão branco, couve e bacon ao molho de tomilho. Para a sobremesa a grande pedida é um delicioso petit gateau de banana com sorvete de tapioca. Pelas mãos de Nicolau Sultanum, sócio fundador e profundo conhecedor da arte da gastronomia, os pratos recebem um toque final e, em alguns momentos, contam com sua elaboração. Além disso, vez por outra, o restaurante também vira cenário para importantes festivais gastronômicos nacionais e internacionais.
Para os que desejarem apreciar os sabores que o Mingus oferece, a casa está aberta de terça a domingo, no horário do almoço, servindo, além do cardápio tradicional, uma sugestão diferente para todos os dias. Para o jantar, que acontece de segunda a sábado, o anfitrião Nicolau Sultanum reúne nomes da cena musical local para tocar o melhor do jazz no restaurante.
Hotel Serra da Estrela
GERAL: Parque de estacionamento, Restaurante, Bar, Recepção 24 horas, Jornal, Jardim, Quartos/Comodidades para pessoas com mobilidade condicionada, Quartos Familiares, Parque de estacionamento gratuito, Elevador, Cofre, Quartos insonorizados, Aquecimento, Sala para Bagagem, Depósito para equipamento de Esqui, Todos os espaços públicos e privados são não-fumadores ACTIVIDADES: | |
Pesca, Esquiar, Sala de jogos, Parque infantil, Bilhar, Dardos, Canoagem, Caminhadas, Andar de bicicleta, Equitação, Escola de Esqui SERVIÇOS: | |
| Serviço de quartos, Comodidades para Reuniões/Banquetes, Baby-sitting/ Serviço para crianças, Lavandaria, Lavagem a seco, Pequeno-almoço no quarto, Serviço de engomadoria, Suite nupcial, Serviço de Internet, Serviços de câmbios, Aluguer de bicicleta, Refeições pré-embaladas, Aluguer de carro, Fax/fotocopiadora INTERNET: Wi-Fi / Wireless LAN |
Internet Wireless disponível por todo o hotel: e poderão ser efectuadas cobranças adicionais. | |
ESTACIONAMENTO gratuito público; disponível no local. |
Olivier Café
Horário de Funcionamento: de 2ª a sábado, das 20.00 às 01.00 horas.
As rendas e as fitas de cetim dos coxins azuis e rosa fazem-nos lembrar Marie Antoinette.
E de facto o Olivier Café é de perder a cabeça. Apetece-nos pecar, soltar a gula e a luxúria e deixar que o deleite nos invada.
Percorremos os olhos pela lista e sentimos uma suave excitação e uma enorme indecisão. Passamos das palavras aos actos, quando incapazes de escolher pedimos ao chef Olivier que nos surpreenda.
Depois, sabemos que o melhor é descer a Rua do Alecrim. respirar fundo e encarar o Tejo de frente. Afinal - teremos sempre Lisboa!
EMENTA
Couvert (misto de pães com manteiga)
'Amuses Bouches' - (misto de 5 entradas)
PEIXE
Lombo de cherne 'au Beurre Blanc' com tapete de espargos do mar e tomate confitado
Vieiras com molho de tomate cereja e manjericão fresco
Folhado de peixe com camarão e espinafre
Foie gras fresco com maçã caramelizada e puré de batata com trufa
Magret de Pato com molho de vinho do Porto
Bife lombo com molho Olivier
Double Choleton de Black Angus com manteiga de ervas (2pax)
Vitela branca maturada (350gr) com manteiga de erva acompanhada com massa fresca com molho parmesão trufa branca e trufa preta
GUARNIÇÕES*
Arroz árabe, arroz branco, espinafres salteados, puré de batata com trufa preta, legumes salteados, salada Olivier ou batatas fritas.
*Guarnição extra
SUGESTÕES OLIVIER (2pax)
Escargots Bourguignon'
Raviolis de camarão tigre com duo de recheios
Carabineiro Olivier
Massa fresca com molho parmesão, trufa branca e preta
Bife Tártaro
Big Burguer Olivier com foie gras e trufa e maionese de trufa
SOBREMESAS
Tarte de maça com gelado baunilha
Coulant de chocolate
Sorbet de maça verde com vodka
Fruta
Gelado(Amora,baunilha, maça verde,Ferrero Rocher, Doce de leite)
Crepes Suzette
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Aula 14-01-2010 Quinta Feira
Bom estudo
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Mise en Place - QUEM ARRISCA?
2 - colher da sopa
3 - faca de peixe
4 - garfo de peixe
5 - faca de carne
6 - garfo de carne
7 - faca de pão
8 - guardanapo
9 - prato raso
10 - prato de pão
11 - copo da água
12 -copo do vinho tinto / 13- branco